-
Arquitetos: Porto Quadrado
- Área: 105 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Alessandro Quevedo
-
Fabricantes: Bulltrade, Cobal Aços e Ferros, Speed Esquadrias
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto se desenvolve a partir de uma condição singular: áreas já demarcadas de 6x8m aproximadamente, em dois terrenos unificados e com vasta vegetação. Inicialmente, os amigos imaginaram uma casa única e grande o suficiente para acomodar três casais e seus filhos, porém essa ideia deu lugar a três tiny houses, que deveriam acomodar os mesmos compartimentos de uma casa convencional, ou seja, ter quartos, sala, banheiro, cozinha, vestíbulo e churrasqueira (que no Rio Grande do Sul é essencial). Inserir todo o programa em área limitada só foi possível com a otimização e integração dos ambientes, onde o deck é a extensão da sala e vestíbulo é o espaço do churrasco.
As casas foram construídas com painel SIP (Structural Insulated Panel), tecnologia de pré-fabricação que apresenta grande resistência, economia, conforto e sustentabilidade. Cada uma, com 35m², teve suas paredes e forros montados em apenas um dia e meio, como mostra o vídeo. Os 48 painéis numerados já saíram de fábrica com os eletrodutos embutidos e uma linha de montagem previamente estudada, facilitando a dupla de montadores, que nunca havia trabalho com a construção em SIP mas possui larga experiência em wood frame.
A materialidade do projeto está diretamente relacionada com o sistema pré-fabricado, pois o painel SIP nada mais é que do que um núcleo isolante de EPS revestido por duas chapas de OSB. Internamente esta chapa é o próprio acabamento. E externamente o sistema é completado por membrana hidrófuga e revestimento de telha galvalume. Portanto, temos por fora uma caixa metálica rígida contrastando com as formas orgânicas da natureza abundante do lugar e por dentro temos uma caixa de madeira que transfere calor e conforto.